O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Belo Oriente e Governador Valadares (SINTICEL/BO-GV), é uma entidade de classe que tem por objetivo representar e defender os direitos individuais ou coletivos dos trabalhadores, sempre buscando privilegiar o emprego do diálogo na discussão tanto de assuntos pertinentes à esfera trabalhista quanto às demais áreas do direito. Em qualquer situação procura envidar todos os esforços para ater-se ao campo das idéias.
Fundado inicialmente sob a denominação de Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Celulose de Belo Oriente e apesar de atuar especificamente no município de Belo Oriente, foi elevado à categoria de sindicato em 14 de setembro de 1982 quando recebeu a designação de Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Celulose de Belo Oriente.
Para atender aos anseios e necessidades dos trabalhadores (em todo o seu grau de complexidade) advindas com o progresso da região, o sindicato viu-se impelido a realizar uma extensão em sua base territorial até o município de Governador Valadares, o que aconteceu em 13 de setembro de 1985, ocasião em que foi rebatizado como Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Belo Oriente e Governador Valadares (SINTICEL/BO-GV), nome que mantém até os dias atuais.
Com área de atuação que abrange a região de Belo Oriente a Governador Valadares, o SINTICEL representa, direta e indiretamente, mais de dois mil trabalhadores lotados na Celulose Nipo-brasileira S/A (CENIBRA).